Ainda a rua de São Bento, Lisboa




AFINAL A POLÍCIA EXISTE MESMO!!


Rua de São Bento, Lisboa, 6/7/2009.

Os meus olhos nem queriam acreditar! Dois veículos estacionados em cima do passeio, multados e bloqueados pela PSP (não pela Polícia Municipal, claro, acho que essa não existe mesmo). Estavam a poucos metros de um parque de estacionamento público, com lugares livres. Um deles já estava a pagar a multa.


Que eu me lembre, foi a primeira vez nos últimos 10 anos que eu vi a polícia multar um carro estacionado em cima do passeio!!! Pode-se discutir se é boa solução bloquear um carro estacionado no passeio. Mas é melhor nem pensarmos nisso agora. Estes não devem voltar a arriscar pôr o carro no passeio para poupar uns cêntimos...Cerca de meia hora depois, no Campo Grande, vi agentes da PSP a multarem outro carro estacionado em cima do passeio.

Belisquei-me e voltei a olhar. Era mesmo verdade! E com a polícia ali à espreita, os lugares de parquímetros estavam, estranhamente, quase cheios (estão muitas vezes às moscas)...Será que a PSP resolveu acordar?
O Passeio Livre oferece um envelope cheio de autocolantes a qualquer leitor que consiga fotografar mais carros bloqueados. Gostávamos de estar enganados mas fizemos as contas e é provável que não haja muita situações como as da figura.
Já um reboque dá direito a um prémio surpresa!

7 comentários:

  1. Eleições a quanto obrigas!!

    Por um lado faz sentido fazerem isto em Agosto que é o mês do ano onde há mais lugares legais disponíveis em Lisboa, por outro é nos meses de grande tráfego que estas acções deviam ser intensificadas.

    Aqui na baixa, acabei de ver um bloqueado, mas ao que parece foi alguém que não pagou o parquimetro...

    ResponderEliminar
  2. Acho que o Medina Ribeiro disse que pagava uma lagostada a quem provasse tal coisa. Não vale montagens!

    ResponderEliminar
  3. QUANDO FOR ASSIM METAM-LHE EM CIMA UM DOS NOSSO PARA COMPOR A FOTOGRAFIA!

    ResponderEliminar
  4. Ontem mesmo, 2 agentes da P. Municipal, de 'segway', andavam a multar carros na Av. de Roma - sem ser junto à AML (local onde, às terças-feiras, pois é dia de reunião... costumam dar um ar da sua graça).

    De facto, a proximidade das eleições faz maravilhas!

    ResponderEliminar
  5. Isso não te livra de pagares a lagostada ao autor das fotos...

    ResponderEliminar
  6. Sempre atribuí a relutância da Polícia a reprimir o estacionamento selvagem ao populismo ("o povo gosta de estacionar onde bem lhe apetece, então, deixêmo-lo"). Se o fenómeno (a repressão ao estacionamento selvagem, por cá, é fenomenal) fôr atribuído à proximidade das eleições, a conclusão é de que, sem deixarem de ser populistas, finalmente deram-se conta de que para cada eleitor que gosta de estacionar onde lhe apetece há centenas que não gostam que lhes roubem os passeios. E isso sería um grande passo! Outra hipótese é de que o aumento de vagas livres em Agosto os encorage a reprimir os selvagens. Nesse caso, o passo seria menor, porque meramente sanzonal, uma vez que permaneceria a tolerância quando as vagas voltassem a ser mais difíceis. Outra hipótese é de que estejam a reagir a um aumento da pressão de que o Passeio Livre faz parte importantíssima. Nesse caso, estaríamos todos de parabéns e eu começaria a temer pela sobrevivência de uma certa espécie de crustácios.
    MN

    ResponderEliminar
  7. Eu nem quero acreditar nestas fotos.
    A polícia a cumprir a lei, neste particular!

    Eleições à porta ou não, força "Passeio Livre".

    LC

    ResponderEliminar