JÁ SE PODE ANDAR NO PASSEIO

«Passeio construído há cerca de um mês em Oeiras, em frente à Escola Quinta do Marquês. Nunca pôde ser utilizado pelos seus destinatários: os peões. Porque os automobillistas utilizavam-no diariamente como parque de estacionamento. Mas agora a "brincadeira" acabou: a Câmara colocou pilaretes (fotografia 3). Finalmente, podemos andar a pé no passeio!»
Contribuição de um leitor, 15Jun09



20 comentários:

  1. Vivó Isaltino, só é pena é ele ter metido uns trocos no bolso...

    ResponderEliminar
  2. Deixem-se lá de comentários sobre o Isaltino. Quando uma câmara ou uma junta faz o que deve, protegendo os peões, há que felicitá-la e encorajá-la a prosseguir, com a mesma convicção com que a criticamos quando nada faz ou faz disparates. A última fotografia, no entanto, deixa-me algum receio: vejo uma extensão de passeio estreito, limitado por um muro, sem pilaretes, na continuação da zona intervencionada. Quando recomeçarem as aulas, em Setembro, o que lhe irá acontecer?

    ResponderEliminar
  3. só gostava de saber quantos policias de transito se podiam contratar pelo preço dos pilaretes.

    ResponderEliminar
  4. Constata-se que um simples pilarete, objecto inanimado, desprovido de cérebro, que não recebeu formação, nem ordens, nem ordenado, para fiscalizar o trânsito, é mais eficaz que um agente da polícia.

    ResponderEliminar
  5. PG:
    Estranhamente, os senhores professores nunca estacionaram os popós nessa parte do passeio ao lado do muro. Não foi de certeza por respeito para com os peões (porque as outras fotografias mostram bem que eles nunca tiveram essa preocupação). Cheira-me que é mais para não atrapalhar o trânsito automóvel (os carros não cabem no passeio, ficaria sempre uma parte na faixa de rodagem). Por outras palavras, os peões que se lixem, mas os amigos popós, esses não se podem incomodar...
    Estes pilaretes foram instalados ainda antes de as aulas acabarem. O que aconteceu a partir daí foi que os professores e os restantes funcionários da escola passaram a estacionar nos passeios (mais acima) onde sempre tinham estacionado antes de aparecer este passeio acabado de estrear... Isto acontece, claro, num sítio onde não há nem nunca houve qualquer problema para encontrar lugar para estacionar o carro...
    NC

    ResponderEliminar
  6. ou seja a me**a é a mesma, o cheiro é que é diferente

    ResponderEliminar
  7. Ontem quando cheguei ao me carro após um extenuante dia de trabalho, deparei-me com a um "bilhete" colado no vidro do meu carro! além dos restos que ficam colados no vidro, quando se pretende remover o dito "bilhete", outro pormenor que me espanta é o de saber que legitimidade tem estes senhores da brigada do passeio de colocar os tais "bilhetes" nos carros que escolhem a seu belo prazer!? se bem m lembro quem decide onde posso ou nao estacionar é o codigo da estrada e os sinais verticais colocados e devidamente homologados pela CML. como nao farei queixa a policia por um "bilhete" que me danificou o vidro, colocado por um qualquer moralista urbano, vejo-me forçado, e como sou um homem de fé, a rezar para que da proxima eu presencie tal acto. nessa altura, e como sou um rural convicto, reagirei como vi fazer o Sr João do café perto de minha casa já vai para muitos anos....quando lhe fui subtrair graciosamente, tanto quanto pode uma criança de 11 anos, gelados num dia de verão... ao ver aquilo o Sr João gritou bem alto: " da próxima vez se te apanho...levas cá um "bilhete"! aasim se fará...em memória do Sr João.

    ResponderEliminar
  8. 10:58:
    Ena, g'anda homem! Estou encantada! Isso, depois de prejudicar os outros estacionando no passeio, dê pancada a quem manifeste indignação pelo seu triste acto. Tomara é que a pessoa que apanhe a colar o próximo autocolante seja um daqueles deficientes que não consegue fazer passar a cadeira de rodas no meio dos carros estacionados no passeio. Aí quero ver o que é que vai dizer e fazer...
    Seja homem, se quer reclamar, use argumentos em vez de fazer ameaças, que é a arma dos fracos de espírito, que usam os músculos em vez do cérebro.
    Ana

    ResponderEliminar
  9. Ao 10:11: não se pode dizer que seja o mesmo. Nos dias que correm, é uma maravilha termos um passeio onde realmente podemos andar, nomeadamente com um carrinho de bebé...

    ResponderEliminar
  10. e ainda lhe dão atenção. vê-se logo que é um ignorante sem cultura.

    ResponderEliminar
  11. O sr. João devia-lhe era ter limpo o cebo «vai para muitos anos», teriamos certamente menos um carro em cima dos passeios!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo das 10:58: também é daqueles "grandes homens" que também batem em mulheres? Quem sabe se não fui eu a colar-lhe o autocolante. Ultimamente ando uma "autocoladora" profissional - tenho colando uns 20 por dia, e nem perco muito tempo, por todo o lado há carros nos passeios, basta-me fazer o meu caminho normal e ir deixando autocolantes nos carros que me barram o caminho. E PODEM CRER QUE NÃO VOU DESISTIR!
    C. Simões

    ResponderEliminar
  13. eh pá, como é essa autocoladora?? há aqui interessados

    ResponderEliminar
  14. eheheh, são só valentões... esse sr. João deveria era ter-lhe dado um bilhete só de ida p'rós anjinhos... a imbecilidade chegou ao ponto de afirmar: «se bem m lembro quem decide onde posso ou nao estacionar é o codigo da estrada e os sinais verticais colocados e devidamente homologados pela CML». Atão nã tá de ver-se que o rural abancou o burro em cima do passeio, acto este permitido pelo código de estrada e sinais verticais (ou serão horizontais?) devidamente hómólogados pela CML??? Só me saem rifas rotas... e querem que este país evolua!

    ResponderEliminar
  15. não se fala mto aqui dos estragos que o papel com cola pode causar ao veículo. que tipo de cola geralmente é usada? podem garantir que todos os vossos colaboradores usam o mesmo tipo de cola? Como já aqui referi a comentar outro post, não acredito em justiça popular, precisamente porque é anónima, não controlável, pouco objectiva e parcial.

    A vossa iniciativa não é assim tão diferente da daqueles populares que se juntam á porta dos tribunais para bater na mãe que maltratou a filha, ou que se munem de paus para correr com uns tipos que dão mau nome ao bairro.

    As razões que, geralmente, estes populares apontam também é a de que as instituições não funcionam.

    A minha pergunta é: onde é que isso nos leva?

    Declaração de interesses: raramente ando de carro e nunca estaciono ilegalmente

    ResponderEliminar
  16. A cola do autocolante é facilmente removível com água quente e umas esfregadelas com um paninho. Mas quem não tem paxorra para perder 5min para estacionar o carro também não a tem para ganhar 5min a reflectir sobre a porcaria que fez, enquanto esfrega... E depois vêm queixar-se do esfregão de arame e do solvente...

    Quanto aos autocolantes "caseiros", bom... isso depende de quem (e COMO) os cola. Usar supercola não me parece nada simpático, mas isso é como andar a furar pneus e riscar a chapa: É da responsabilidade de quem o faz.

    Resumindo: O autocolante é inócuo.

    Onde é que isso nos leva? À sensibilização; a fazer as pessoas reflectir e exigir o cumprimento das leis.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo 11/7,9:56: Não percebo essa comparação entre os "populares que se juntam á porta dos tribunais para bater na mãe que maltratou a filha" ou "se munem de paus para correr com uns tipos que dão mau nome ao bairro" e quem cola um autocolante no vidro de um carro estacionado num passeio ou numa passadeira. Se o "Passeio Livre" vier a organizar "esperas" aos condutores destes automóveis, aplicando-lhes valentes tareias, ou os mesmos forem perseguidos por uma turba ululante com paus, aos gritos de "Não voltes a pôr aqui os pneus!", então a sua comparação fará sentido.

    ResponderEliminar
  18. Pelas ameaças que se vê aqui, aparentemente quem quer fazer essas esperas são os condutores. Para além de se portarem incivilizadamente ainda querem complementar essa atitude batendo em quem lhe chama a atenção. Uns specimens dignos da raça humana. Que dirão eles aos próprios filhos? Olha, filho, bati naquele senhor porque eu deixo o carro em cima do passeio e ele deixou-me um autocolante para mostrar que estava errado tapar o caminho aos peões.

    ResponderEliminar
  19. Caro anónimo das 9:56:
    É claro que não meto as mãos no fogo por toda a gente que cola autocolantes do Passeio Livre. Não os conheço.
    O que sei é que os autocolantes fornecidos pelos autores do blogue são retiráveis sem deixar vestígios. Quanto às impressões feitas em casa, qualquer tipo de papel autocolante que é vendido nas papelarias e lojas de informática é inofensivo, sendo a sua cola mais fraca que a dos autocolantes fornecidos no blogue.
    Obviamente, o que não se deve fazer é imprimir em papel normal e depois usar cola para colar esse papel nos vidros dos carros. Se houver quem o faz, faz mal, mas cada um é responsável pelos seus actos.
    Também não me custa a admitir que haja "adversários" desta iniciativa que façam isso (usar papel normal e cola) para a boicotar... E sinceramente acredito mais nesta hipótese, porque quem queira vandalizar um carro, pode fazê-lo sem recorrer ao autocolante...

    Quanto à sua afirmação de que é "fazer justiça pelas próprias mãos": concordaria inteiramente consigo se com o nosso acto estivéssemos a causar algum dano no carro, o que não acontece (pela sua ordem de ideias, quando a polícia bloqueia um carro e cola um autocolante no vidro desse carro, também estaria a vandalizar...). Colar um autocolante é como deixar um folheto no pára-brisas, com a única diferença de que não se retira com a mesma facilidade.

    ResponderEliminar