Até em Pombal!




Neste blogue fala-se muito de Lisboa e arredores.
Não esqueçam o resto do país. Isto é um cancro que alastrou a PORTUGAL INTEIRO. Até em Pombal, meus caros amigos!
Pequena cidade com pouco mais de 15.000 habitantes. A mesma falta de civismo. Também aqui o problema não é a falta de lugares de estacionamento. O que se passa é que é mais cómodo estacionar nos passeios, ruas pedestres e passadeiras, a 2 metros do sítio onde se quer ir (ou onde se vive). Ou para evitar pagar os parquímetros.
Tive de fazer uma grande selecção de fotografias - tinha mais de 70, todas tiradas no mesmo dia! Um dia normal em Pombal...

O Passeio Livre está aberto a qualquer colaboração, independentemente da geografia. Publicamos exemplos vergonhosos de qualquer ponto de Portugal e boas práticas de estacionamento e urbanismo de qualquer cidade do mundo.
Obrigado ao leitor pelo seu contributo.

7 comentários:

  1. Por falar nas pequenas vilas e cidades do interior, onde não haveria necessidade de se assistir a esta selvajaria em cima dos passeios nas grandes cidades, por haver menos trãnsito.

    P.e. no Bombarral, não vi qq carro mal estacionado, mas vi pelo menos 3 espaços de terra batida criados pela Câmara com indicação de parque, que deveriam estar ao abandono ou com entulhos, ou de lugares degradados e aproveitados para estacionamento, enquanto não tiverem outro fim. Até se podia pagar qq coisa como 1 € de estacionamento de curta duração, para se incentivar o aparecimento de mais parques idênticos privados. Sempre é preferível, do que assistirmos ao aspecto de desarmonia e deileixe que muitas autarquias deixam chegar a moldura urbana.

    Em Almeirim, verifiquei a existência de lugares vagos de estacionamento, mas também muitos prevaricadores a preferirem os passeios para arrumar a lata.
    LC

    ResponderEliminar
  2. Até em Pombal...
    Meus amigos, isto parece que está nos genes dos portugueses. Somos uns selvagens. Qual "falta de alternativa", qual quê!!!

    ResponderEliminar
  3. Realmente, perante exemplos como estes, gostava de saber o que dizem a isto aqueles que passam a vida a apregoar que o problema é a falta de oferta de estacionamento, e que a culpa é do Estado e das autarquias...

    ResponderEliminar
  4. Também aqui em Pombal a polícia fecha os olhos. Chega ao ponto de na rua em frente à esquadra haver carros estacionados no passeio.
    A 2ª foto mostra uma carrinha a bloquear a "entrada" numa rua pedonal.
    A 3ª foto mostra viaturas dos CTT a bloquear a passagem no passeio (numa rua onde passam peões a toda a hora), sem nenhuma necessidade, pois na rua das traseiras os CTT tem lugares de estacionamento próprios para as suas viaturas (estavam vagos).
    A penúltima imagem mostra um passeio completamente bloqueado por carros. Fica junto a uma escola. Em frente à escola há uma rua com lugares de parquímetros - estavam quase todos livres. A 50 metros da escola existe um parque de estacionamento...
    O carro da 6ª imagem estacionou assim, em cima da passadeira, ao lado do café, para o condutor ir para a esplanada...
    E podia continuar...
    Isto é mais um sinal da completa balda em que vivemos hoje neste país em termos de estacionamento.
    João (Pombal)

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo das 10:48, completa balda em que vivemos hoje neste país em termos de estacionamento? Se me permite, eu acrescentaria, em termos de tudo!!!

    ResponderEliminar
  6. Tudo, não. Parece que a ASAE funciona.

    ResponderEliminar
  7. Mas parece que funciona bem demais, para que alguns agora venham colocar sérias dúvidas sobre a legalidade da função da ASAE da criminalização pelos actos ilícitos. A ASAE incomodou muita gente! Parece-me que esta já é a segunda tentiva de a enfraquecer.

    Quanto a mim, têm feito um óptimo trabalho. Até perdi o receio de comer fora.

    Quanto ao C.E., há-de funcionar em pleno, não devemos desistir nunca!
    LC

    ResponderEliminar