"Pescado" na caixa de comentários

Falo por mim: os autocolantes estão a fazer milagres. Muito lentamente, porque há gente que só desiste ao terceiro ou ao quarto autocolante e, claro, porque há muito sítio onde colar (muito mesmo, isto é uma praga e temos tarefa para muito tempo). Mas os autocolantes estão mesmo a fazer milagres! Por isso, aos autores do blog, um agradecimento pela magnífica ideia que tiveram (este povo queixa-se muito, muito, mas olhem que lá no fundo também vos estão agradecidos). Precisamente porque os efeitos do autocolante são lentos, não podemos esperar grandes resultados a curto prazo. É preciso é não baixar os braços, porque assim é que a coisa morre. E isso depende mais de nós(continuar as colagens) do que dos autores do blogue.
É natural que o blog se vá tornando menos interessante (e repetitivo) para os que já o visitaram muitas vezes. Mas tal como está, o blog e as fotografias estão a cativar muitas novas pessoas diariamente (ainda hoje me contaram que o "descobriram"), ou seja, a angariar novos voluntários para as colagens.
De qualquer maneira, aqueles que estão cansados das fotografias que não mostram nada de novo, podem sempre arregaçar as mangas e, em vez de enviarem fotografias, enviarem sugestões de acção. Porque é que estamos sempre à espera que os outros façam tudo? Pode até ser criado um espaço próprio no blog para isso. Se houve um concurso de ideias para o autocolante...
Sem desistir do autocolante, isto podia bem evoluir (ou evoluir paralelamente) para um movimento de cidadãos, como aconteceu, por exemplo, com a Associação de Cidadãos Auto-mobilizados, que hoje tem voz e algum "poder".
Para já, faço uma sugestão. Muita gente que leva com o autocolante no carro tem a tentação de ir ver o blog. Para esses, que muitas vezes resistem mentalmente à ideia de que estão a fazer alguma coisa de negativo ao estacionar em cima dos passeios e das passadeiras (e que se querem convencer de que não têm alternativa), devia haver, na página inicial do blog, mais do que aquela "frase contestatária" do topo, que se dirige mais a "nós" do que a eles. Faríamos um melhor serviço se déssemos a essas pessoas bons argumentos para mudar a sua perspectiva e, por consequência, o seu comportamento.
JL

A nossa resposta:

Caro amigo,
O seu depoimento é todo, da primeira à última palavra, um alento importantíssimo para todos os que estão numa luta como esta, cujo fim não está nem estará tão cedo à vista. Mas há um momento de síntese: é quando diz: "Precisamente porque os efeitos do autocolante são lentos, não podemos esperar grandes resultados a curto prazo. É preciso é não baixar os
braços, porque assim é que a coisa morre. E isso depende mais de nós (continuar as colagens) do que dos autores do blogue". De facto, o blogue não é um fim em si mesmo, mas o meio de aglutinação das indignações de quem a tenha e de sensibilização dos que podem alterar os seus comportamentos. Nesse sentido, achamos óptima a ideia de fazer uma espécie de "boas-vindas" aos que chegam a nós a partir de autocolantes postos nos seus carros (já estamos a trabalhar nisso). Não nos esqueçamos de que eles são a nossa clientela, é a eles que interessa seduzir. Pensaremos também em criar ferramentas para animar outras e mais acções de forma a levar esta energia mais longe.
Grande abraço e Força!
Passeio Livre

18 comentários:

  1. Só pelo facto de falarmos nesta praga dos carros mal estacionados, quase que não seriam precisos os oportunos autocolantes, para que lentamente claro, os portugueses vão tomando consciência do erro que é desrespeitar o próximo, enquanto peão. Mas entretanto, abençoados autocolantes e pilaretes.

    Até acho que os sistemáticos prevaricadores quando não podem andar livremente pelos passeios, se devem lembrar do MOVIMENTO PASSEIO LIVRE.

    Só é pena que os autarcas que elegemos, em vez de preencherem as páginas dos seus boletins informativos muitas das vezes com propaganda e inaugurações sem nexo, pagos com os dinheiros dos munícipes, não disponibilizem também um espaço de alerta para esta situação. Informando que era proibida essa prática dos carros em cima dos passeios e passadeiras, e da sua provável autuação.

    Como diz o ditado: "Água mole em pedra dura ..."
    LC

    ResponderEliminar
  2. Autocolantes não chega! São eficazes, eu já colei quase 50, vou continuar a fazê-lo, mas há que pedir a intervenção das autoridades nos casos mais flagrantes.
    Bem-haja a quem tem colaborado na colagem de autocolantes e não cruzem os braços. Toca a "chatear" os senhores polícias...!

    ResponderEliminar
  3. Talvez na mensagem inicial dirigida aos que levaram o autocolante chamasse mais a atenção um título do tipo: "COLARAM-LHE UM AUTOCOLANTE? ESTA MENSAGEM É PARA SI"

    ResponderEliminar
  4. Está bem pensado, sim senhor. Vou lá alterar.

    ResponderEliminar
  5. Ao contrário deste comentador, não estou tão animada. Na minha "freguesia" as coisas não melhoram, antes pelo contrário. Há um carro que já levou com 3, colados por mim e pelo meu marido, e continua a estacionar à balda, em cima do passeio ou onde bem entende. E remove os autocolantes com uma perícia... nem se nota que ali estiveram. Noutro dia estava praticamente em cima da porta de um prédio. À noite reparei que alguém (provavelmente um habitante desse prédio) lhe tinha atirado com lixo para o tejadilho.

    Outro, já perto do meu local de trabalho, nem se dá ao trabalho de tirar o autocolante, que já está desbotado, e continua a deixar o carro no mesmo sítio.

    Sinceramente, estou desanimada.
    E tenho algum receio de ser agredida. Nem fazem ideia dos matulões mal encarados que por aí andam.

    De qualquer forma, deixo uma sugestão a rapazes mais corajosos que eu: juntem um grupo, e vão dar uma volta pela Rua da Penha de França. Levem, no mínimo, 50 autocolantes. Façam uma ronda nas praças Aniceto Rodrigues e António Sardinha (uma até tem jardim parque infantil, vejam lá, completamente rodeado de carros).
    E depois me digam se aquilo tem solução... nem com mil autocolantes.

    (mas continuo a apoiar e a colar...)

    Isabel

    ResponderEliminar
  6. Cara Isabel, tenho consciência de que isto é de longo prazo e, por isso, procuro (nem sempre consigo)não deixar que o meu ânimo se deixe levar pelos resultados imediatos. Sei que a luta é legítima e é por isso que a faço. Se eles ganharem não será com a minha cumplicidade (e o silêncio é a pior das cumplicidades).

    ResponderEliminar
  7. Cara Isabel,

    Na minha opinião, o melhor que este autocolante trouxe foi ter acordado muitos espíritos indignados e que estão fartos da situação de completa balda que se instalou. Durante anos e anos, suportámos os carros em cima dos passeios e passadeiras e calámos. O marasmo era total. Em relação a muitos condutores - não tenho a mínima dúvida (pelo que vejo diariamente) -, estacionar em cima do passeio tornou-se num HÁBITO, que pura e simplesmente deixou de ser questionado (pelos abusadores).
    A grande vantagem do autocolante, para mim, foi começar a mostrar a essas pessoas que somos MUITOS e que nos IMPORTAMOS. Que NÃO ACEITAMOS a ideia de que estacionar em cima do passeio ou da passadeira se tornou mais ou menos "permitido", socialmente "consentido".
    Acredite que, além de nos acordar, o autocolante começa a acordar também esses que já estacionam em cima do passeio de forma "automática", sem pensar, sem procurar alternativa. Mesmo essa pessoa casmurra de que fala, que já levou com 3 autocolantes no carro e continua a fazer o mesmo, de certeza que já questionou. É um princípio.
    Agora, tenha em conta é que, como acontece com todos os hábitos enraizados há anos, não é de um dia para o outro, ou num mês, ou em 3 meses, que se consegue mudar a mentalidade desta gente. A primeira reacção deles talvez seja pensar que somos meia dúzia de indignados. Como alguém já disse neste blogue, precisamos de mostrar que somos MUITOS (porque somos mesmo muitos!).
    Como disse o "comentador" anterior, o silêncio é a pior das cumplicidades. Não deixe de expressar a sua indignação. Não cale. Use o autocolante. Um dia vai dar frutos.

    Este blogue começou a ter projecção há quanto tempo? Só há uns 2 meses! Tenha mais paciência.

    Quanto ao autocolante, imprime em casa ou pediu alguns aos autores do blogue? É que aqueles que são fornecidos pelo blogue têm uma cola muito boa, garanto-lhe que aquilo não sai com facilidade... Eu costumo colar dos impressos em casa e, para os casos mais graves, os fornecidos pelo blogue, que custam muito mais a sair.

    Quanto à eficácia do autocolante, não é por acaso que a minha experiência tem sido muito boa. É que eu tenho privilegiado as colagens naqueles casos em que todo ou quase todo o passeio é ocupado, ou em que claramente há uma alternativa de estacionamento (às vezes, vejo alguém a estacionar em cima do passeio havendo lugares de estacionamento vagos a poucos metros ou mesmo ao lado; toda a gente vê isso acontecer todos os dias, a toda a hora). Não é que concorde com os outros (que também levam alguns). Só que, havendo muito por onde escolher, decidi privilegiar esses, que são os piores, aqueles que não podem ter a mais pequenina desculpa. E esses, por aqui, já começaram a mudar o seu comportamento...
    Se para já conseguirmos que pelo menos esses deixem de estacionar em cima do passeio, não é uma grande vitória?...
    (E olhe que são muitos, acredito mesmo que são a maioria...)

    4 ou 5 autocolantes por dia, demora 2 minutos no máximo, espere uns meses e verá resultados. Divulgue, incentive mais gente a colar. Vamos mostrar que somos muitos e que não vamos tolerar mais.
    (e tenha muito cuidado, na sua rua, para não ser vista)

    ResponderEliminar
  8. Isso mesmo, há-que pensar na perspectiva daquels que são auto-colados e deixar-lhes uma mensagem de boas vindas. Bem vindos sejam os umbiguistas, eu tambem já fui um deles (quando era novo e incosciente)

    ResponderEliminar
  9. Isabel, imagine que daqui a uns meses somos milhares a colar autocolantes. Consegue imaginar a repercussão que isso terá?
    Nestes primeiros tempos vamos ser insultados, ameaçados, como se estivéssemos a querer tirar um direito a alguém. Mas eles vão acabar por abrir os olhos.
    (quando digo "eles", não me refiro aos condutores, como se isto fosse uma guerra condutores-peões. Eu também sou condutor. "Eles" são os condutores que agem como se os passeios fossem uma mera extensão da faixa de rodagem)

    ResponderEliminar
  10. Amiga Isabel,
    Aqui na minha zona também me deparei com um condutor que não tirou o autocolante e continuou a estacionar em cima do passeio. Ao fim de umas 2 semanas, pus um segundo autocolante (num dos vidros de trás). Não tirou. Pus um terceiro no outro vidro traseiro. Ele tirou um. Voltei a pôr. Ele tirou todos menos um. Voltei a pôr... Há 3 dias que ele não estaciona em cima do passeio (onde tinha "lugar cativo" há anos...)

    ResponderEliminar
  11. Realmente é um problema colar autocolantes na nossa própria rua. Não aconselho. São os vossos vizinhos e vão continuar a ser, não queiram arranjar problemas com os vizinhos.

    Mas juntar um grupo de alguns de nós para colar autocolantes não me parece viável, por 2 razões: 1) nós não nos conhecemos; 2) marcar uma "colagem em grupo" neste blogue seria anunciar publicamente que no dia x às x horas iámos estar no sítio x para colar autocolantes... Se calhar íamos ter uma espera...

    Mas uma ideia seria deixarmos aqui mensagens a pedir que alguém cole autocolantes na nossa rua. Por exemplo, se alguém morar perto da Isabel, ou trabalhar lá perto, ou que passe naquela rua por outro motivo qualquer, levava uns autocolantes consigo...

    ResponderEliminar
  12. «Mas uma ideia seria deixarmos aqui mensagens a pedir que alguém cole autocolantes na nossa rua»
    EXCELENTE IDEIA

    ResponderEliminar
  13. Realmente, meus amigos, o não querermos chatices com os vizinhos, é um problema que leva a que esses mesmos vizinhos não se chateiam em colocar os carros em cima dos passeios, à frente das portas dos prédios (e em cima dos passeios), colados ao poste das paragens de autocarros da Carris, em cima das passadeiras, etc. Eles nem se chateiam que nós fiquemos chateados com eles por esse motivo, mas nós, que somos também vizinhos deles, temos de nos acobardar porque não os podemos chatear! Enquanto existirem animais (sejam vizinhos ou outros) que desrespeitem a minha segurança e a dos meus familiares, podem ter a certeza que ou com autocolantes ou com chamadas para o reboque da PSP, estão garantidos!

    ResponderEliminar
  14. Graças aos autocolantes, pela primeira vez em anos vi hoje uma pequena rua aqui perto sem carros em cima do passeio. Repito: pela primeira vez em anos!!

    ResponderEliminar
  15. Obrigada pela compreensão.
    Mas atenção: não vou desistir! Aliás, tanto eu como o meu marido andamos com autocolantes, e dei uns dez à minha mãe.
    Tal como um comentador, também só colo em situações flagrantemente abusivas, não ando à caça de prevaricadores só para me vingar. O meu propósito é também alertar, e de legítima defesa. É que fico doida só de pensar nos velhores e pessoas com carrinhos de bebé que não se conseguem deslocar!

    Quando colo, sou bastante rápida, não vá alguém apanhar-me. Sei que não estou a praticar nenhum ilícito, mas vá-se lá explicar isso a alguns brutamontes...
    (Eu sei que a cola é boa, e não faço ideia como ele os descola tão bem.)

    Já agora, deixo uma sugestão, que me lembro de já ter lido por aqui: fazer folhetos, que se deixariam (colados nas paredes ou candeeiros) nas zonas problemáticas, como forma de alertar também quem é incomodado por este "fenómeno".

    Por fim, obrigada. São iniciativas como esta (e a do blogue Lisboa SOS também, por exemplo) que contribuem para que a nossa cidade seja mais agradável de habitar.

    Isabel

    ResponderEliminar
  16. hoje encontrei um reincidente que desta vez não tirou o autocolante do vidro (mas utilizou o carro, pois estacionou-o noutro passeio). Deve-se ter fartado. Pus-lhe outro autocolante. Agora tem 2, um em cada vidro. Sempre tem a vantagem de dar mais divulgação à coisa!!

    ResponderEliminar
  17. Os folhetos talvez sejam uma boa ideia. Se os autores do blogue um dia disponibilizassem um folheto em PDF, imprimíamos em casa e afixávamos, ou depositávamos em algumas caixas de correio. O folheto deveria direccionar as pessoas para o blogue.

    ResponderEliminar
  18. Eu sei que é contra o preconizado, mas eu aos reincidentes espeto-lhes com um tó no pára-brisas!

    ResponderEliminar