13 minutos


Descia eu a avenida Alvares Cabral neste domingo 3 de Maio, passava já das 19 horas, quando os vi chegar.Estranhei a manobra e fiquei curioso sobre qual a ocorrência que os levaria a parquear desta forma.Vi os dois agentes da PSP, de cabeça descoberta, a fecharem as quatro janelas da viatura, a trancarem-na e a atravessarem a avenida logo ali, a escassos 20 metros dos semáforos. E fiquei ainda mais curioso, tanto mais que aparentavam um ar descontraído, não transportando consigo nenhuma pasta ou documento, o habitual aquando da comparência em ocorrências.Afinal, entraram na “Tangerina”, uma loja de conveniência, bem simpática por sinal, para tomarem um cafezinho ou equivalente.Tive eu tempo de atravessar a avenida, de fazer o registo fotográfico e de regressar onde estava. E ainda de me sentar no beiral da loja, contando o tempo da ocorrência: treze minutos.No regresso, os dois agentes ainda tentaram atravessar a avenida ao arrepio do sinal vermelho para peões. Mas a presença de transeuntes, que aguardavam pelo verde, fê-los recuar e esperar pela regulamentar informação luminosa.E lá seguiram em patrulha, onde quer que ela fosse.Não me espanta que, com exemplos destes, a cidade esteja como está no que se refere ao respeito dos automobilistas para com os peões.
foto e texto gentilmente cedidos pelo blog http://1.bp.blogspot.com

14 comentários:

  1. Sugiro ao autor que envie a foto, acompanhada de texto apropriado (carta pedindo resposta) para a PSP, Ministério da Administração Interna e Provedor de Justiça.

    Nota: o link para o blog citado parece não estar a funcionar.

    ResponderEliminar
  2. Viva a anarquia!!! Começando pelos que devem fazer cumprir a Lei e dão estes tristes exemplos! Caro Paulo Gomes, eu já desisti de enviar e-mails para a Polícia Municipal a denunciar estacionamentos em cima do passeio e em frente às portas dos prédios da minha zona, porque eles ainda me r4esponderam a 3 e-mails dizendo que estavam atentos à situação. Depois disso, nunca mais me deram qualquer resposta o que, em meu entender, significa que ou não estão para se chatearem ou isto é mesmo para andar assim. Quando no Largo do Calvário em Alcântara, existe uma Divisão da PSP, com vários agentes no exterior e passam viaturas num corredor BUS, antecedido de sinal de sentido proibido, junto ao Minipreço e nada fazem, o que podemos nós, simples cidadãos fazer se não denunciar publicamente esta vergonha?

    ResponderEliminar
  3. Caro F Gomes:

    Compreendo perfeitamente a sua frustração. Eu também a sinto, razão pela qual também concordo que este abuso generalizado deve ser denunciado publicamente. É o que faz este blog e a iniciativa a ele associada. Não foi minha intenção sugerir que a imagem fosse enviada para as entidades que referi em vez de a publicar, mas sim que fosse também enviada às mesmas. Embora muitas vezes a polícia, as autarquias e a administração central nos deixem indignados pela indiferença, negligência ou mesmo desrespeito pela lei cujo cumprimento deveriam assegurar - como na imagem acima - não podemos desistir de exigir que cumpram a sua missão. Quanto a resultados, já obtive alguns (parciais e/ou temporários, é certo). Sem querer dar conselhos a quem possivelmente já fez muito mais do que eu, volto a sugerir que (de acordo com a minha experiência) é mais eficaz enviar cartas ou emails para mais do que uma entidade (de forma que cada uma delas saiba que as outras o receberam). Talvez o processo proposto no blog "cartasabertas", referido em comentários anteriores, neste blog, seja útil. A comunicação social (o programa "Nós por cá", por exemplo) é também uma via a explorar. A razão e a defesa dos direitos dos peões (a começar pelo direito à vida e à integridade física das pessoas com mobilidade reduzida, cegos, bebés transportados em carrinhos, etc.) hão-de triunfar. Se queremos acabar com esta barbaridade, não podemos deixar de utilizar todos os recursos disponíveis.

    ResponderEliminar
  4. A morada do blog é www.cartasabertas-portugal.blogspot.com
    O e-mail: [email protected]

    As cartas têm que ser assinadas

    ResponderEliminar
  5. Para que conste, fica a informação que o texto e a imagem foram enviados para o Ministério da Administração Interna. Enviar para a corporação policial em causa seria pouco mais que inutil, já que comportamento corporativos são aquilo que sabemos.
    Quanto ao blog onde está alojada a fotografia e texto, aqui fica: www.wheelsversuslegs.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. JC Duarte,

    Fez muito bem. É inadmissível este comportamento por parte de quem o devia reprimir.

    ResponderEliminar
  7. e porque não "inundar" o Ministério da Administração Interna e a Polícia Municipal com estas fotos? Se um escrever sobre o assunto é ignorado, no caso de 10-15 penso que já será diferente.
    Caro JC Duarte, poderia indicar-me para que e-mail enviou a foto? Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  8. Aposto que a resposta vai estar repleta de palavras mas quando chegares ao final nao percebeste nada. Mas pode ser que me engane! Foi assim com a policia municipal de cascais (mas responderam ao meu email)

    ResponderEliminar
  9. O E-Mail em questão até que é fácil de dar com ele.
    Na página principal do MAI (www.mai.gov.pt) encontra-se em "contactos" - [email protected].
    Quanto a respostas, bem, ainda não recebi o que quer que seja e, em boa verdade, não conto receber. Afinal de contas, estamos em Portugal. E quando os cidadãos começarem a exigir e a obter respostas dos organismos oficiais, estes e os seus dirigentes pensarão estar a perder poder, que é algo que não querem.

    ResponderEliminar
  10. A solução correcta é a do Renato. Eu pela minha parte adoro inundar caixas de correio das polícias. Só hoje foram pelo menos 20 com o mesmo texto, pois enviei um mail há 1 mês e ainda não obtive resposta. E enquanto não obtiver, procederei desta forma todos os dias. Sou maluco? Sou, com muito gosto.

    ResponderEliminar
  11. 10:21, sugiro-lhe usar o www.cartasabertas-portugal.blogspot.com É para malucos como nós.

    ResponderEliminar
  12. A única solução é começarmos todos a assinar os livros de reclamação de todas as PSP. Não temos mais hipóteses. O que Pensam?

    ResponderEliminar
  13. Eu penso que basta participar nos "Blogs" do Sr Mário Negreiros, e como ele diz e bem, são todos malucos...

    ResponderEliminar
  14. Caros,

    Acabei de criar um blog ( http://www.cartasabertas-portugal.blogspot.com ), através do qual pretendo dar publicidade às cartas com queixas, denúncias, pedidos ou sugestões de cidadãos aos poderes públicos – e às respostas, quando houver. Peço-lhes para darem uma olhada no blog, onde a proposta está mais explicada, e, se acharem que merece, que a divulguem (é o tipo de coisa que depende de visibilidade para ter eficácia).

    Obrigado,

    Mário Negreiros

    ResponderEliminar