Carta de um anónimo

Um leitor (anónimo, por sinal) chamou-nos de cobardes por nos mantermos anónimos. Se cobarde é quem tem medo, sou cobarde. Tenho medo - não das consequências legais de colar os autocolantes (a PSP já veio esclarecer que não há nisso nenhum crime) mas das ilegais. O meu medo é de que algum desses rapazes que (cito João Paulo Guerra) "fazem do popó a extensão do seu ego" - ego muitas vezes mais musculado do que o meu, já entradote e meio careca - me agrida. Mas ensinaram-me que cobarde não é quem não tem medo e sim quem não o enfrenta. Daí a pôr o meu nome aqui... além de tudo, para quê?

5 comentários:

  1. Cobarde é quem deixa sua caixa de metal sobre o passeio e pensa "o peão pode muito bem dar-lhe a volta, que se vire!".

    (Abraços e apoio aqui do Brasil, creio que logo terás notícias do mesmo tipo de iniciativa tomada aqui)

    ResponderEliminar
  2. Espectáculo. Que bom ver que isto está mesmo a expandir-se!

    ResponderEliminar
  3. Não adianta ocultar o sol com uma peneira. A arrogância e a total impunidade dum número crescente de proprietários de automóveis está a converter-se num flagelo.
    Este egoísmo patológico resulta de uma espécie de cegueira egocêntrica que não lhes permite, como os autores deste blogue sublinham, perceber que há mais vida para além do brinquedo de quatro rodas.
    O absurdo da reivindicação da prioridade ao “bem-estar” do automóvel com prejuízo das pessoas, dos cidadãos, dos peões, roça a fronteira do burlesco.
    Subscrevo inúmeros comentários produzidos noutras postagens que denunciam a indiferença e a falta de ética, de muitos condutores, ao optarem pela vitimização! Preferem a inversão de marcha e diabolizar os peões.
    Estamos assim, claramente, perante uma tentativa de adulteração das responsabilidades. Os territórios estão perfeitamente demarcados e não são, seguramente, os peões quem invade território alheio. Não são certamente os peões que se instalam nas ruas e nas avenidas para dificultarem e/ou impedirem a circulação de viaturas.
    A falta de estacionamento é um problema que afecta sobretudo os automobilistas. Permito-me sugerir-lhes que se decidam, por uma vez, respeitar os peões. Depois, sem telhados de vidro, organizem-se, reivindiquem o que consideram o seus legítimos direitos, manifestem-se e, finalmente, apelem à solidariedade dos peões.
    Entretanto, qualquer tentativa de impedir os peões de escolherem métodos de organização que lhes permita assegurar a defesa dos seus direitos, poderá ser interpretada como um convite a assumirem formas mais radicais de luta
    A impunidade dos automobilistas prevaricadores, começa a estender-se a este blogue. É aqui, julgarão eles, que poderão destilar a bílis e insultar e ameaçar com a mesma displicência com que estacionam as suas viaturas.
    O movimento começa a crescer e se alguém tem de ter receio não serão os autores do blogue
    Armando

    ResponderEliminar
  4. Não deixa de ser engraçado que os mesmos que colocam aqui ameaças dedem ser os que mais dinheiro dão aos arrumadores como medo que lhes risquem o carro. Se não houvesse otários que dão dinheiro não haveria arrumadores...

    ResponderEliminar
  5. A questão é: se os automobilistas que estacionam em cima dos passeios também não se identificam, qual o objectivo de tornar públicos os autores desta iniciativa? Como se isso ajudasse ao debate de ideias...
    Aproveito para vos dar os parabéns pela iniciativa. Aliás, aproveito para vos agradecer pelo gozo que me proporcionará colar este senhor autocolante em automóveis infractores.
    Cumprimentos,

    JZ

    ResponderEliminar